Notícias | LITORAL JOB - O site de EMPREGOS da BAIXADA SANTISTA
Litoral Job Quadrados brancos O site de empregos de Santos e Região!
E-mail: Senha: Área: Esqueci minha senha

NOTÍCIAS DO SETOR

08/01/2014

Sustentabilidade: sabemos mesmo o que é isso?

Compartilhe

Nada como ir às origens de uma palavra para entendê-la melhor. Então vamos ao verbo “sustentare”, em latim, que significa sustentar, defender, conservar, cuidar. 
Se uma pessoa gastar tudo o que tem, sem se preocupar com o dia de amanhã, estará criando problemas sérios para seu futuro. A mesma coisa acontece com uma empresa, com um país e com o planeta inteiro. 
“Desenvolvimento Sustentável” é suprir as necessidades atuais sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações. É usar os recursos naturais de forma inteligente (florestas, matas, rios, lagos, oceanos etc.) para que eles se mantenham no futuro. Isso não depende só do chefe do governo, da direção de uma empresa, dos grandes líderes internacionais, e sim de todos nós, em nosso dia a dia. 
Quase todas as empresas falam hoje em sustentabilidade e colocam esse tema em sua publicidade, patrocinam projetos socioambientais e assim por diante, porque gera vantagem competitiva. Porém não basta fazer isso apenas como uma tática de comunicação para melhorar a imagem da empresa. Falar sem pôr em prática pode dar um prejuízo muito maior do que o investimento necessário para ter boas práticas sociais e ecológicas. A consciência sustentável deve estar na estratégia da organização. 
"Normalmente as companhias têm uma estratégia econômica e um estratégia de responsabilidade social, e o que elas devem ter é uma estratégia só", disse o Prof. Michael Porter, grande autoridade mundial em estratégia competitiva. As melhores empresas já sabem disso. E você? Coloca isso em prática na sua vida?
A prática da sustentabilidade cabe a cada um de nós, em nossas casas, no condomínio, na igreja, no clube, no local de trabalho, em toda a parte. Mas não há dúvida de que as empresas têm um papel importantíssimo nesse compromisso, e os consumidores de hoje estão atentos aos que elas fazem. 
Sua empresa já pratica gestão sustentável, para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolver produtos com baixo consumo de energia? Controla o consumo de água, evitando desperdício? Evita a poluição do ar e dos rios, lagos e mares? Faz reciclagem de resíduos sólidos? Explora os recursos naturais de forma controlada, racionalizada e com planejamento? Preserva áreas verdes e faz replantio de árvores? Procura usar fontes de energia limpas e renováveis? Produz alimentos que não agridem a natureza e fazem bem à saúde? Valoriza o capital humano, mais do que os equipamentos e instalações?
Essas ações relacionadas à sustentabilidade já fazem diferença, para o prestígio das empresas na sociedade. E para a qualidade de vida de toda a humanidade. 

Prof. Gretz – conferencista, administrador de empresas, historiador e professor, autor dos livros “Voando como a Águia”, “Motivação”, “A Força do Entusiasmo” e vários outros. 
(Site: www.gretz.com.br)